domingo, 4 de outubro de 2009

Romantismo: primeira reação à arte neoclássica


Enquanto os artistas neoclássico voltaram-se para a imitação da arte greco-romana e dos mestres do renascimento italiano, submeteram-se a regras determinadas pelas escolas de belas-artes, os românticos procuraram se libertar das convenções academicas em favor da livre expressão da personalidade do artista.Assim, de modo geral, podemos afirmar que a característica mais marcante do Romantismo é a valorização dos sentimentos e da imaginação como principios da criação artística.
Ao lado dessas caracteristicas mais gerais, outros valores compuseram a estética romântica, tais como o sentimento do presente, oanacionalismo e a valorização da natureza.


A pintura romântica


Ao negar a estetica neoclássica, a pintura romântica aproxima-se das formas barrocas.Assim, os pintores românticos recuperam o dinamismo e a sugetão de agitação que os neoclássicos haviam negado.A cor é novamente valorizada e os contrastes de claro-escuro reaparecem produzindo de dramaticidade no observador.
Os temas da pintura romântica inclui os fatos reais da historia nacional e da cultura contemporânea dos artistas despertaram mais interesse do que os da mitologia greco-romana.Além disso, a natureza,relegava a pano de fundo nas cenas aristocráticas pelo neoclássicismo, ganha importancia.Ela mesma passa a ser o tema da pintura. As vezes calma e as vezes agitada, a natureza exibe , na tela dos românticos, um dinamismo equivalente as emoções humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário